BlueWoodenHouse

plant, design, home-4243898.jpg

cASA MODULAR EM MADEIRA

O Plano Nacional para a Energia e o Clima (PNEC 2030) ambiciona reduzir até 2030 as emissões de CO2 em 40% comparativamente a 1990. 

Com a publicação da diretiva europeia “Nearly Zero Energy Building” (NZEB; Diretiva 2018/844/EU) impõe-se que a partir do final de 2018 os novos edifícios públicos sejam NZEB, acontecendo o mesmo com todos os novos edifícios a partir de 2020. Isto significa que um edifício deve ter um consumo líquido de energia praticamente nulo ao longo de um ano e que esta energia deve ser produzida nas imediações do edifício.

O Projeto BlueWoodenHouse visa o desenvolvimento, construção e avaliação da primeira casa modular em madeira energeticamente autónoma, sem ligação à rede elétrica e à rede de gás, e com um TCO (Total Cost of Ownership) inferior às casas convencionais equivalentes; e que seja esteticamente adequada, preservando valores arquitetónicos.

Será utilizada como referência uma habitação modular convencional unifamiliar construída pela empresa promotora – Black Oak Company. Esta habitação será caracterizada em termos de consumos energéticos ao longo de um ano. Os dados obtidos permitirão avaliar o desempenho da habitação protótipo em madeira que será construída na mesma região pelo consórcio. 

Esta comparação permitirá estimar os custos totais de posse (TCO) das duas habitações em condições semelhantes. 

De forma sumária, serão considerados os seguintes 4 grandes vectores:

1. Desenvolvimento e otimização de soluções integradas, passivas e ativas, com o objetivo de construir uma casa autónoma e com minimização do TCO (design otimizado, isolamento térmico, energia renovável, armazenamento de energia, entre outros); 

2. Desenvolvimento, caracterização e otimização de soluções que permitam a redução dos consumos de água domésticos;

3. Desenvolvimento de ferramentas e metodologias que permitam projetar casas energeticamente autónomas e com minimização do TCO (utilização de simuladores numéricos avançados);

4. Desenvolvimento de uma base de dados que permita minimizar os indicadores de impacto ambiental (indicadores de sustentabilidade).

Designação do projeto:BlueWoodenHouse – Casa Modular em Madeira Grid-Off e de Baixo Consumo de Água
Código do projeto:POCI-01-0247-FEDER-047157
Região de Intervenção:Norte, Centro
Promotor líderBLACK OAK COMPANY, LDA
Instituições participantes:Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Instituto Superior Politécnico de Viseu
Data de aprovação:2021-01-27
Data de inicio:2021-01-20
Data de conclusão:2023-06-30

Projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI)